Receitas Brasileiras e Portuguesas
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
Dicas e SugestõesCOMO FAZER ARROZ INTEGRAL

COMO FAZER ARROZ INTEGRAL

Por

DICAS FÁCEIS DE COMO FAZER ARROZ INTEGRAL

Dica 1: Não refogar
Ao contrário do arroz branco, o arroz integral não deve ser refogado. Esse procedimento serve para selar os grãos. Ou seja, evitar que o amido saia e o arroz vire papa. Mas como o integral ainda possui a película protetora, isso não se faz necessário, ao contrário, faz com que ele não cozinhe nunca. Agora você pensou: “Ah, então é por isso?”. Hehehe… Eu sei, pois também pensei quando descobri.

Dica 2: O arroz por último
Fazer arroz integral, é muito simples: refoga a cebola e o alho normalmente e acrescenta a água com temperos (ervas e sal) e o o arroz só entra depois.

Dica 3: Deixar o arroz de molho
E por último e não menos importante, deixar o arroz integral de molho. Essa deveria ser a primeira dica, mas como exigia uma explicação maior, deixei por último. Deixar o arroz integral de molho é muito importante. Deixe de molho entre 6 a 8 horas antes de preparar. Mas, se se esquecer, qualquer horinha é melhor do que nada valendo.
Como assim deixar o arroz integral de molho? Por quê? No blog da querida Pat Feldman, ela explica detalhadamente porque deixar grãos e sementes de molho antes de consumi-los. Mas, resumidamente, nas palavras de Pat, claro seria pelos motivos abaixo:
“Deixar de molho permite que enzimas, lactobacilos e outras substâncias quebrem e neutralizem o ácido fítico. Um mínimo de 7 horas de molho em água morna e meio ácido (conseguido com soro de iogurte ou gotinhas de limão) é capaz de neutralizar uma grande parcela do ácido fítico contido nos grãos. A simples prática de deixar grãos de molho por um período antes de consumi-los irá aumentar enormemente seus benefícios nutricionais.
Deixar de olho em água morna também irá neutralizar inibidores enzimáticos, presentes em todas as sementes,
e predispões a produção de numerosas enzimas benéficas. A ação dessas enzimas também aumenta
as quantidades de vitaminas disponíveis, especialmente as vitaminas do complexo B”.

Fonte: Receitas Totalmente Demais

loading…


Share Button

Deixe o seu comentário

Back to Top