Receitas Brasileiras e Portuguesas
EnglishFrenchGermanItalianPortugueseRussianSpanish
BolosDoces e SobremesasDripping cake (bolo pingando)

Dripping cake (bolo pingando)

Por

Ingredientes
250 gramas de Chocolate (pode ser 125g de ao leite e 125g de meio amargo) 1 colher (chá) de essência de baunilha 100 mililitros de creme de leite com pelo menos 35% de gordura 300 gramas de chocolate branco 100 mililitros de creme de leite com pelo menos 35% de gordura 200 gramas de chocolate ao leite 1 colher (sopa) de vinagre 125 mililitros de leite integral 40 mililitros de óleo vegetal 250 gramas de manteiga com sal 4 unidades de ovo 550 gramas de açúcar 1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio 30 gramas de cacau em pó 325 gramas de farinha de trigo 188 mililitros de Água 1 colher (chá) de café solúvel • corante comestível (anilina) em gel ou para chocolate na cor desejada • frutas e doces para decorar a gosto
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 160 ºC. Unte muito bem a forma, preferencialmente redonda, de 23/24cm de diâmetro. Corte um círculo de papel manteiga do mesmo tamanho que o fundo da base e forre, passando manteiga por cima da folha. Coloque o papel também em toda a lateral do bolo, deixando-o um pouco para cima da forma.

Em uma panela, leve ao fogo baixo o chocolate, a manteiga, o café e a água, mexendo de vez em quando para misturar bem. Quando chocolate e manteiga estiverem derretidos, desligue e retire do forno. Deixe esfriar até ficar morno.

Enquanto a mistura de chocolate esfria, peneire a farinha de trigo, o cacau e o bicarbonato de sódio em uma tigela funda. Reserve.

Processe o açúcar em pulsos rápidos, apenas para deixá-lo um pouco mais fino. Combine o açúcar com o restante dos ingredientes secos, usando um fouet (batedor de arame) para misturar bem. Reserve.

Adicione a colher (sopa) de vinagre ao leite e deixe descansar por aproximadamente cinco minutos, até o leite começar a talhar. Em outra vasilha adicione os ovos, a essência de baunilha, o óleo e a mistura de leite (buttermilk). Misture bem e despeje sobre os ingredientes secos. Combine tudo até ficar homogêneo.

Coloque ⅓ da mistura de chocolate na outra parte, misturando bem. Despeje outro terço e combine a cada adição, finalizando o ⅓ restante.

Despeje a massa na forma já untada e leve ao forno, preaquecido, por aproximadamente 1:30h. Para saber se ela assou, espete o centro com um palito: se sair com farelinhos (e não líquida), ela está no ponto. Retire do forno e deixe esfriar na bancada, antes de desenformar.

Prepare o recheio

Enquanto a massa esfria, prepare o ganache para o recheio: esquente o creme de leite em uma panela até ele começar a levantar as primeiras bolhas e desligue. Despeje-o sobre o chocolate em uma vasilha de vidro. Deixe por um minuto antes de mexer. Misture com uma espátula até dissolver todos os pedaços de chocolate. Se precisar, leve ao micro-ondas por 30s para derreter por completo.

Para deixar a ganache no ponto perfeito, faça um banho-maria invertido: coloque gelo e água gelada em uma vasilha e, dentro dessa, a tigela com a ganache. Mexa com uma espátula (pão duro) até chegar na consistência de manteiga – firme, porém, fácil de espalhar. Descarte a água e o gelo e reserve.

Desenforme o bolo ainda morno e deixe terminar de esfriar completamente antes de rechear. O topo dele fica com uma “crosta”, que você pode remover quando for cortar as camadas.

Prepare a cobertura

Siga o mesmo processo de derretimento do recheio para a ganache da cobertura. Uma vez derretido, adicione o corante em gel (ou o corante para chocolate) até atingir a cor desejada. Atenção: muito corante pode “desandar” a ganache. Deixe ela descansar na consistência líquida, porém, com mais firmeza, parecida com o leite condensado.

Montagem

Usando uma faca de pão, corte o bolo em duas camadas. Dica: use palitos de dente para marcar a altura exata e faça o movimento da faca na vertical, em direção a você – e não para o centro. Vá rodando o bolo e separe as camadas. Reserve.

Em um suporte do tamanho do bolo, passe um pouco da ganache na base para “grudar” as camadas e ele não deslizar. Coloque a primeira e recheie com uma quantidade generosa, usando uma espátula para espalhar (ou uma colher de sopa). Adicione a segunda camada e repita o processo até terminar todas. Com o restante do recheio, cubra os possíveis “buracos” do recheio e leve para gelar por, no mínimo, 40 minutos.

Retire o bolo da geladeira e pegue a ganache colorida. Usando uma colher, vá pingando na borda do bolo, com cuidado para não colocar em excesso – pode ser a mesma quantidade da colher rasa. Faça isso por toda a borda até completar o círculo. Depois passe para o centro, usando a colher para espalhar bem. Finalize com frutas e doces de sua preferência, cuidando para que elas fiquem mais ao centro e não tão próximas das bordas. Não precisa deixar na geladeira: pode servir em seguida.

Fonte: http://mdemulher.abril.com.br

loading…


Share Button

Deixe o seu comentário

Back to Top